O TWITTER COMO INTERFACE PEDAGÓGICA:
RELAÇÕES DIALÓGICAS EM E PARA ALÉM DE 140 CARACTERES
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p201-220Resumo
Resumo: Este artigo parte da questão-problema: Como a rede social Twitter, compreendida como interface pedagógica, pode promover o senso crítico em aulas de leitura no ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio? Vislumbrando respondê-la, elegemos como objetivo específico: analisar uma cena enunciativa de abril de 2021, retirada do Twitter do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois da entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo na mesma data, bem como réplicas à postagem e uma sugestão de atividade de leitura na perspectiva discursiva. A Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin, serve de arcabouço teórico. Tratando-se de método, selecionamos do Twitter uma cena enunciativa e recortes de seguidores que comentaram tal postagem. Sobre os resultados, sublinhamos que cumprimos com o papel de oferecer a estudiosos da linguagem uma análise de cenas enunciativas em rede social numa concepção dialógico-discursiva de ensino de leitura e uma sugestão de trabalho formativo.
Palavras-chave: Interação discursiva. Twitter. Ensino de Língua Portuguesa.
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