O TWITTER COMO INTERFACE PEDAGÓGICA:

RELAÇÕES DIALÓGICAS EM E PARA ALÉM DE 140 CARACTERES

Autores

  • Jucileide Maria Cândido UFCG - PPGLE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p201-220

Resumo

Resumo: Este artigo parte da questão-problema: Como a rede social Twitter, compreendida como interface pedagógica, pode promover o senso crítico em aulas de leitura no ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio? Vislumbrando respondê-la, elegemos como objetivo específico: analisar uma cena enunciativa de abril de 2021, retirada do Twitter do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois da entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo na mesma data, bem como réplicas à postagem e uma sugestão de atividade de leitura na perspectiva discursiva. A Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin, serve de arcabouço teórico. Tratando-se de método, selecionamos do Twitter uma cena enunciativa e recortes de seguidores que comentaram tal postagem. Sobre os resultados, sublinhamos que cumprimos com o papel de oferecer a estudiosos da linguagem uma análise de cenas enunciativas em rede social numa concepção dialógico-discursiva de ensino de leitura e uma sugestão de trabalho formativo.

 

Palavras-chave: Interação discursiva. Twitter. Ensino de Língua Portuguesa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzavetan Todorov; introdução do russo Paulo Bezerra. 6. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo, Contexto, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SOBRAL, A. Dialogismo e interação. In: Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, p. 21-46.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019.

VOLÓCHINOV. V. N. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterine Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

XAVIER, M. M. Educomunicação: um campo de formação para a prática de leituras dialógico-discursivas. In: XAVIER, M. M. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020, p. 75-120.

XAVIER, M. M; ALMEIDA, M. F. Relações dialógicas em rede social: por um ensino discursivo de leitura. In: Revista Letra Magna. v. 16. n. 25. 2020, p. 1442-1460.

Downloads

Publicado

2022-05-09