ENSINO DE GRAMÁTICA NA DÉCADA DE 1980:
A CONTRIBUIÇÃO DE CARLOS FRANCHI
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p41-52Palavras-chave:
Historiografia Linguística, Gramática, Ensino, Carlos Franchi.Resumo
Analisa-se pela perspectiva da historiografia da linguística propostas para ensino de gramática em Gramática e criatividade (1991[1987]), de Carlos Franchi, com o intuito de observar três domínios de saber e prática de saberes em relação à proposta do autor: linguística, gramática e ensino. Pretende-se observar a retórica de ruptura com o ensino normativo e tradicional de língua portuguesa. São elementos de análise a retórica do autor, seu marco histórico de influência e o posicionamento docente necessário frente às novas concepções de língua e linguagem. Entende-se que há uma especificidade do pensamento sobre a ciência da linguagem em Franchi que determina seu modo de compreender o ensino de gramática.
Metrics
Referências
ALTMAN, Cristina. A pesquisa linguística no Brasil 1968-1988. São Paulo: Humanitas, 1998.
BARROS, José D’Assunção. Seis desafios para a historiografia do novo milênio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019a.
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019b.
BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à historiografia da linguística. São Paulo: Cortez, 2013.
BATISTA, Ronaldo. Fundamentos da pesquisa em historiografia da linguística. São Paulo: Mackenzie, 2020.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991[1987].
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018[1962].
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2018.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. Revista de
Educação AEC, Brasília, vol. 25, n. 101, pp. 9-19, out./dez., 1996.