A INFLUÊNCIA DO SCHOLA AQUITANICA NO PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE ANCHIETA E NO ENSINO DO VERNÁCULO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI

Autores

  • Leonardo Kaltner Universidade Federal Fluiminense

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p130-141

Palavras-chave:

Gramaticografia, Historiografia da Linguística, Linguística Missionária

Resumo

RESUMO: O tema do artigo é a influência do documento Schola Aquitanica (VINET, 1583), plano de estudos renascentista, no pensamento linguístico de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597) e no ensino do vernáculo português no Brasil do século XVI. Na primeira parte, se debate o modelo de alfabetização purilíngue no documento e sua possível influência na política missionária, para a alfabetização de crianças indígenas. Na segunda parte do artigo, se analisa o latim humanístico, enquanto uma língua neutra para a gramatização das línguas vernáculas na corrente de pensamento do humanismo renascentista português, o que serviu para a introdução da língua portuguesa no Brasil do século XVI e para a gramatização da língua dos indígenas.

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Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Dossiê Discursos Lusófonos: historiografia e ensino