ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E TRABALHO DOCENTE: VOZES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p243-257Palavras-chave:
Teoria Dialógica da Linguagem, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente, Ensino SuperiorResumo
Considerando a irrupção de uma pandemia por COVID -19 no ano de 2020, o trabalho docente, precisou compaginar mudanças drásticas do ensino presencial para o remoto, não sendo diferente para o contexto acadêmico. O objetivo é o de analisar, pelas vozes dos docentes, os efeitos que o Ensino Remoto Emergencial acarretou sobre a (re)formação de suas práticas em seu exercício laboral ao enfrentarem o desafio pandêmico nos anos de 2020 e 2021. Sedimenta-se à luz de princípios da Teoria Dialógica da Linguagem em Bakhtin e o Círculo. Os participantes são professores dos cursos de Licenciatura em Letras de duas universidades públicas, situadas na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Metodologicamente, é de abordagem qualitativa interpretativista, de cunho descritivo. Os resultados assinalam pelas respostas dos docentes que mesmo em meio as tensões o Ensino Remoto Emergencial contribuiu para se pensar a (re)formação das práticas de ensino no horizonte do contexto acadêmico.
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