ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E TRABALHO DOCENTE: VOZES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Maria Lúcia Serafim Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Manassés Xavier Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Fábio Marques Universidade Estadual de Campina Grande - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p243-257

Palavras-chave:

Teoria Dialógica da Linguagem, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente, Ensino Superior

Resumo

Considerando a irrupção de uma pandemia por COVID -19 no ano de 2020, o trabalho docente,  precisou compaginar mudanças drásticas do ensino presencial para o remoto, não sendo diferente para o contexto acadêmico.  O objetivo é o de analisar, pelas vozes dos docentes, os efeitos que o Ensino Remoto Emergencial acarretou  sobre a (re)formação de suas práticas em seu exercício laboral  ao enfrentarem  o desafio pandêmico nos anos de 2020 e 2021. Sedimenta-se à  luz de princípios da Teoria Dialógica da Linguagem em Bakhtin e o Círculo. Os participantes são professores dos cursos de Licenciatura em Letras de duas universidades públicas, situadas na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Metodologicamente, é de abordagem qualitativa interpretativista, de cunho descritivo. Os resultados assinalam pelas respostas dos docentes que mesmo em meio as tensões o Ensino Remoto Emergencial contribuiu para se pensar  a (re)formação das práticas de ensino no horizonte do contexto acadêmico.

 

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Serafim, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora efetiva no Departamento de Educação, Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba.

Manassés Xavier, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor na Unidade Acadêmica de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande

Fábio Marques, Universidade Estadual de Campina Grande - UEPB

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Professor no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2022-10-31 — Atualizado em 2023-02-09

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