PESQUISA COLABORATIVA

Investigação, formação e produção de conhecimentos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p236-240

Palavras-chave:

Pesquisa-ação colaborativa;, formação docente;, abordagem qualitativa de investigação

Resumo

A pesquisa-ação, desde o final do século XX, tem sido cada vez mais utilizada nas Humanidades e nas Ciências Sociais. Para o/a pesquisador/a que objetiva realizar um trabalho que envolva a parceria com docentes em sua formação continuada, há uma crescente no viés da pesquisa-ação colaborativa, cujo aparato teórico-metodológico é pertinentemente tratada na obra de Ibiapina (2008). Com efeito, esta resenha assume a pretensão, primeiramente, de apresentar a obra dessa autora, intitulada “Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos”, publicada pela Editora Líber Livro. Cabe esclarecer, nesse sentido, que esta compilação textual, que pode dar margem a um artigo com pesquisas que envolvem tal tônica, visa a situar discussões dispostas pela autora da obra, que trata da relevância da difusão a respeito desse tipo de abordagem, que, em muito, vem sendo acessado por estudiosos de língua(gem) para elaboração e proposição de abordagens nesse sentido.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI, Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

Referências

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro, 2008.134p.

Downloads

Publicado

2023-05-13