PESQUISA COLABORATIVA
Investigação, formação e produção de conhecimentos.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p236-240Palavras-chave:
Pesquisa-ação colaborativa;, formação docente;, abordagem qualitativa de investigaçãoResumo
A pesquisa-ação, desde o final do século XX, tem sido cada vez mais utilizada nas Humanidades e nas Ciências Sociais. Para o/a pesquisador/a que objetiva realizar um trabalho que envolva a parceria com docentes em sua formação continuada, há uma crescente no viés da pesquisa-ação colaborativa, cujo aparato teórico-metodológico é pertinentemente tratada na obra de Ibiapina (2008). Com efeito, esta resenha assume a pretensão, primeiramente, de apresentar a obra dessa autora, intitulada “Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos”, publicada pela Editora Líber Livro. Cabe esclarecer, nesse sentido, que esta compilação textual, que pode dar margem a um artigo com pesquisas que envolvem tal tônica, visa a situar discussões dispostas pela autora da obra, que trata da relevância da difusão a respeito desse tipo de abordagem, que, em muito, vem sendo acessado por estudiosos de língua(gem) para elaboração e proposição de abordagens nesse sentido.
Metrics
Referências
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro, 2008.134p.