A LEITURA E O SUJEITO LEITOR EM TEMPOS DE CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p162-177Resumo
A prática leitora sob o viés da cibercultura é uma perspectiva que observa o sujeito leitor no ambiente de interação mais recorrente na sociedade digital contemporânea. Ler nos espaços das mídias digitais chama a atenção para outro padrão sobre as práticas de leitura e sobre os sujeitos leitores que têm se consolidado em virtude de uma concreta constituição da internet como praça mundial do povo, um lugar de alteridade e de fortuita relação com sujeitos de todas as idades e classes sociais. A relação de alteridade entre os sujeitos, os objetos de sentido na arte, na vida e, por isso, na sociedade é aspecto importante para alargar a concepção da leitura na própria sala de aula. As principais bases teóricas que subsidiam esta reflexão são advindas da Teoria Dialógica da Linguagem, com contribuições de Bakhtin (1998/2010/2011), Geraldi (2012/2013), e Soares (2002), Lemos (2004/2016), Lèvy (1999), além de outros estudiosos.
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Referências
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