LINGUAGEM INCLUSIVA, NEUTRA E NÃO-BINÁRIA E SUAS IMPLICATURAS EM CONTEXTOS DE ENSINO

Autores

  • RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI Instituto Federal de Alagoas - IFAL. http://orcid.org/0000-0001-6990-6669
  • João Pedro Fradique de Lima Instituto Federal de Alagoas (Ifal)
  • Gustavo Matheus Moreira Gonzaga Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p266-289

Palavras-chave:

Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva, Linguagem Não-binária, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho reflete uma experiência e seus desdobramentos a partir da realização do minicurso "Linguagem inclusiva, neutra e não-binária e suas implicaturas em contextos de ensino", apresentado no VIII Colóquio em Letras e Linguística do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo é apresentar os processos acessados na discussão homônima ao título do minicurso, na consideração das categorias da Polêmica (AMOSSY, 2017) e das advindas da análise retórico-argumentativa (CAVALCANTI, 2016), que se filiam à Linguística Aplicada Queer/Cu-ir (MOITA LOPES, 2022). A metodologia é de base qualitativa, tendo a análise documental como um dos métodos. Possibilitam-se reflexões a respeito das políticas linguísticas existentes e das que podem ser desenvolvidas com base em debates dessa natureza. A proposta revelou-se inovadora no âmbito do Ifal Campus Maceió e abriu espaço para um debate que, há muito, fora/é silenciado nas instituições de ensino, especialmente, naquelas pertencentes à Rede Federal de Ensino.

Biografia do Autor

RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI, Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

João Pedro Fradique de Lima, Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). Bolsista Titular do Projeto: “Performatividades LGBTQI+: narrativas autobiográficas e percepções sobre o mundo do trabalho”, financiado pelo CNPq/Ifal (2023/2024). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Diversidade, Gênero e Inclusão (DIGENERI – CNPq/Ifal).

Gustavo Matheus Moreira Gonzaga, Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). Bolsista Voluntário do Projeto: “Performatividades LGBTQI+: narrativas autobiográficas e percepções sobre o mundo do trabalho”, financiado pelo CNPq/Ifal (2023/2024). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Diversidade, Gênero e Inclusão (DIGENERI – CNPq/Ifal).

Referências

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Publicado

2024-08-19