LINGUAGEM INCLUSIVA, NEUTRA E NÃO-BINÁRIA E SUAS IMPLICATURAS EM CONTEXTOS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p266-289Palavras-chave:
Linguagem Neutra, Linguagem Inclusiva, Linguagem Não-binária, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Este trabalho reflete uma experiência e seus desdobramentos a partir da realização do minicurso "Linguagem inclusiva, neutra e não-binária e suas implicaturas em contextos de ensino", apresentado no VIII Colóquio em Letras e Linguística do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo é apresentar os processos acessados na discussão homônima ao título do minicurso, na consideração das categorias da Polêmica (AMOSSY, 2017) e das advindas da análise retórico-argumentativa (CAVALCANTI, 2016), que se filiam à Linguística Aplicada Queer/Cu-ir (MOITA LOPES, 2022). A metodologia é de base qualitativa, tendo a análise documental como um dos métodos. Possibilitam-se reflexões a respeito das políticas linguísticas existentes e das que podem ser desenvolvidas com base em debates dessa natureza. A proposta revelou-se inovadora no âmbito do Ifal Campus Maceió e abriu espaço para um debate que, há muito, fora/é silenciado nas instituições de ensino, especialmente, naquelas pertencentes à Rede Federal de Ensino.
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