AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INOVAÇÕES E IMPACTOS QUE OS RECURSOS DIGITAIS CAUSAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p146-157Palavras-chave:
Práticas pedagógicas. Aprendizagem. Metodologias. Tecnologia.Resumo
O presente trabalho objetiva discutir os impactos da inserção e utilização das tecnologias no ambiente educacional contemporâneo. Em particular, busca-se destacar não apenas as mudanças substanciais no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, mas a maneira como essas tecnologias têm contribuído para a equalização de oportunidades educacionais. Além disso, será abordada a importância da formação continuada dos professores, capacitando-os a utilizar de maneira eficaz e criativa as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. A diversidade de metodologias potencializadas pelos recursos digitais não apenas facilita o ensino, mas promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para os estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios da contemporaneidade de forma mais integrada e crítica. Desta forma, este estudo visa não apenas reconhecer os impactos positivos das tecnologias na educação, mas também explorar as melhores práticas para sua implementação efetiva e sustentável no ambiente escolar.
Metrics
Referências
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
PACHECO, Frederico Reis. Educação à distância (EAD) e cibercultura: para além da reprodução na educação. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contrapontos, 2012.
TEIXEIRA, A. G. D. Um levantamento de percepções de professores sobre a tecnologia na prática docente. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 1, p. 159-174, 2011.
VALENTE, J. A. (1997). O uso inteligente do computador na educação. Pátio Revista Pedagógica. Editora: Artes Médicas Sul, ano 1, n. 1, p. 19-21.
WEINERT et al. O uso das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial. R. B. E. C. T., v. 4, n. 3, set. – dez. 2011.