ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: O ENCADEAMENTO ENTRE PARÁGRAFOS
Abstract
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as etapas de escrita, revisão e reescrita, com foco no encadeamento de parágrafos, em especial em relação ao emprego dos marcadores de conexão. Os pressupostos teóricos que norteiam a discussão estão centrados principalmente em Adam (2018; 2011), Marquesi (2017; 2014; 2010), Marquesi, Elias e Cabral (2017), Cabral (2013) e Pinto (2018; 2017). A análise se dá com base em três excertos de textos produzidos por pós-graduandos da área de Língua Portuguesa, em suas versões originais e reescritas. Os resultados indicam que a escrita orientada pelas etapas de revisão e de reescrita deve ocorrer também no contexto de pós-graduação, com vistas a se alcançar o aprimoramento textual.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2019-09-10
Issue
Section
Dossiê Escrita acadêmica: abordagens teórico-analíticas