O LUGAR ONDE VIVO: CRÔNICAS DO COTIDIANO PERIFÉRICO

Authors

  • Camila Petrasso

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG26-55

Abstract

A escrita é um potente instrumento de reflexão-ação sobre o mundo. Pensar na produção de texto na escola sob essa perspectiva, com base nos pressupostos da educação integral, da sala de aula como espaço de interação verbal e do ensino de escrita processual, é condição necessária no processo de ensino e aprendizagem de língua materna. A partir disso, este artigo tem como objetivo realizar um relato crítico-reflexivo acerca dos textos produzidos no âmbito da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, no ano de 2019, pelos estudantes das turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II da EMEF Pedro Américo. Os resultados mostraram que a escrita de crônicas, cujo tema era “O lugar onde vivo”, pôde proporcionar importantes reflexões sobre a realidade vivida.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2021-10-01 — Updated on 2021-09-30

Versions

Issue

Section

Arts.: A ESCRITA COMO RECURSO REFLEXIVO NA APRENDIZAGEM, NO ENSINO E NA PESQUISA