A ‘FÉ EM DEUS’ DO BRASILEIRO:
DA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA AO RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA, UMA PROPOSTA PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p123-142Keywords:
Ensino de Língua Portuguesa. Pluralidade Cultural. Religiosidade Brasileira. Análise do Discurso.Abstract
Este trabalho descreve as principais expressões coloquiais brasileiras do campo semântico religioso. A partir da constatação a respeito da materialidade da língua e das características marcantes da sociedade brasileira em sua relação com a fé e as crenças, faz-se uma proposta de atividade de Língua Portuguesa direcionada a estudantes de Ensino Fundamental do 2º ciclo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre a Pluralidade Cultural, para atingir o objetivo específico: uma possibilidade de abordagem didático-pedagógica sobre a diversidade religiosa brasileira. Como embasamento teórico, da historiografia da religião, adere-se ao conceito de feira mística (PFEFFER, 2017), da Análise do Discurso, às noções de memória discursiva (COURTINE, 1981), interdiscursividade e sujeito (MAINGUENEAU, 2015).
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