ARGUMENTAÇÃO E POLÊMICA NA ESCOLA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Authors

  • Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ananias Agostinho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p73-97

Keywords:

Ensino., Argumentação., Polêmica., Documentos Normativos.

Abstract

Este trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IFRN), abordando o ensino da argumentação e da modalidade argumentativa polêmica na escola pública. O objetivo deste artigo é empreender uma reflexão sobre o atual panorama do ensino da argumentação e da polêmica na escola pública brasileira, com base em dois documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Respaldamo-nos na concepção alargada de argumentação de Amossy (2017), que, partindo de uma articulação da Nova Retórica com a Análise do Discurso, supõe uma abordagem modular da argumentação. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com foco descritivo e interpretativo. Consideramos que embora a escola enfrente polêmicas de diversas origens, carece de estratégias para abordá-las, os documentos orientadores apontam para a necessidade de aprimoramento pedagógico para lidar com as funções sociais da polêmica.

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Published

2024-08-19

Issue

Section

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e