ARGUMENTAÇÃO E POLÊMICA NA ESCOLA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM DOCUMENTOS OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p73-97Keywords:
Ensino., Argumentação., Polêmica., Documentos Normativos.Abstract
Este trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IFRN), abordando o ensino da argumentação e da modalidade argumentativa polêmica na escola pública. O objetivo deste artigo é empreender uma reflexão sobre o atual panorama do ensino da argumentação e da polêmica na escola pública brasileira, com base em dois documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Respaldamo-nos na concepção alargada de argumentação de Amossy (2017), que, partindo de uma articulação da Nova Retórica com a Análise do Discurso, supõe uma abordagem modular da argumentação. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com foco descritivo e interpretativo. Consideramos que embora a escola enfrente polêmicas de diversas origens, carece de estratégias para abordá-las, os documentos orientadores apontam para a necessidade de aprimoramento pedagógico para lidar com as funções sociais da polêmica.
Metrics
References
ABREU, A. S. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
AMOSSY, Ruth. A apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto. 2017.
AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, Sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 119-144.
AMOSSY, Ruth. As modalidades argumentativas do discurso. In: LARA, G.; MACHADO, I.; EMEDIATO, W. (Orgs.). Análises do discurso hoje. v. 01. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 231-254.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – anos finais. Brasília: MEC, 2018.
BRITO, Mariza Angélica Paiva; SILVA, Ananias Agostinho da; FARIA, Maria da Graça dos
Santos. A complexidade textual na dinâmica argumentativa. Revista Investigações,
Recife/PE, v. 33, Nº especial, Texto: gêneros, interação e argumentação - III Workshop de
Linguística Textual, p. 27 - 44, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.
LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M.C. (Orgs.) Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011
PLANTIN, C. A argumentação: História, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, R. M. A construção da argumentação oral em contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
RIO GRANDE DO NORTE. SEEC - Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Natal, 2021. Disponível em: < http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000278463.PDF> Acesso em: 20 ago. 2022.
SILVA, Ananias Agostinho da. A argumentação em textos escritos por crianças em fase inicial do Ensino Fundamental. 132 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL). Pau dos Ferros: UERN, 2012.
SILVA, Ananias Agostinho da; BRITO, Mariza Angélica Paiva. (2022). Referenciação e
valores em textos polêmicos. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E
Argumentação, 22(1), 38-60. https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3326 Disponível em:
<https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3326/2241>. Acesso em: 10 jan.