REVISÃO SISTEMÁTICA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE RESENHA ACADÊMICA

Autores/as

  • Rebeca Trajano Oliveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Elizabeth Maria Da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p303-323

Palabras clave:

Ensino de escrita acadêmica. Resenha acadêmica. Relatos de experiência.

Resumen

Neste trabalho, objetiva-se mapear objetos de ensino contemplados na exploração do gênero resenha acadêmica socializada em relatos de experiência publicados em periódicos brasileiros nos últimos dez anos e identificar abordagens de ensino de escrita acadêmica subjacentes a esse mapeamento. Trata-se de uma revisão sistemática realizada no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, a partir dos descritores “ensino do gênero resenha acadêmica”, “resenha acadêmica” e “ensino de escrita acadêmica”. Os resultados indicam a predominância de objetos relacionados à estrutura composicional do gênero resenha, sinalizando indícios da abordagem da socialização acadêmica. Visibilizar o ensino explícito de gêneros acadêmicos é relevante, visto que enriquece as experiências de docentes e discentes.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BEZERRA, B.G. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. de (org.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com Jonh Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 95-115.

FIAD, Raquel Salek. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, ISSN 2517-2215, 2015. p. 23-34.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (Doutorado em Educação). 2007, 341f – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina,Santa Catarina, 2007. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764 . Acesso em: 14 out. 2023.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LEA, M. R; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filologia Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 06 abr. 2021.

LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, Jun. 1998. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 30 mar. 2021.

LILLIS, T. M. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

LINO DE ARAÚJO, D. Objeto de Ensino: revisão sistemática e proposição de conceito. In: SIMÕES, D. M. P.; FIGUEREDO, F.J.Q. (org.) Metodologias em/de Linguística Aplicada para ensino aprendizagem de línguas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 221-246.

MELLO, Marcela Tavares de; SOUZA, Camila Duarte. Ler e escrever na universidade: o gênero discursivo resenha acadêmica em foco. Revista Desenredo, [S. l.], v. 17, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rdes.v17i2.12504. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/12504. Acesso em: 5 jan. 2024.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Resenha. In: MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. p. 27-50.

PEREIRA, M. L. S; GOMES, B. B.; LÊDO, A. C. O. O ensino de gêneros na perspectiva dos letramentos acadêmicos: a resenha no curso de Letras. Forum lingüístic., Florianópolis, v.19, n.3, p.8 471 - 8488 , jul./set.2022. Disponível em: https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_dialnet_primary_oai_dialnet_unirioja_es_ART0001574426 Acesso em: 05 de jan. 2024.

PEREIRA, Regina Celi Mendes; LEITE, Evandro Gonçalves. Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica. Revista Linguagem & Ensino, 22(3), 860-880. Disponível em: Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica | Revista Linguagem & Ensino (ufpel.edu.br). Acesso em 29 de dez. 2023.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/. Acesso em: 31 jan. 2024.

SILVA, L.C. do N.; SILVA, E. M. da. Relatório final de PIBIC- Relatos de experiência sobre o ensino de escrita acadêmica: das atividades propostas às reflexões docentes (ano 1- resumo acadêmico). Campina Grande: [s.l], 2023.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M.T. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 31 mai. 2024.

STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. L.; DIONÍSIO, M. de L. (ed.). Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 31 jan. 2024.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

ZANATTA, Flávia; GARINE, Andréa Keller; FUCHS, Juliana Thiesen. Desafios do Ensino da escrita acadêmica: uma proposta de abordagem do gênero resenha em contexto de educação a distância. Revista Signos, Lajeado, ano 42, n. 1, 2021. Disponível em: (PDF) DESAFIOS DO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO GÊNERO RESENHA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (researchgate.net) Acesso em: 5 jan. 2024.

Publicado

2024-08-19