A configuração e (re) configuração da imagem do docente no processo de subjetivação do discente no conto “Os Desastres de Sofia” de Clarice Lispector

Autores/as

  • Vagner Aparecido de Moura PUC-SP
  • Cleide Aparecida Moura

Palabras clave:

Imagem, Imaginário social, Intersubjetividade, Professor

Resumen

Na contemporaneidade, nossa motivação como pesquisadores é a de observarmos a relevância do imaginário social no processo de ressignificação de valores culturais e históricos que perpassam nossas relações intersubjetivas. Sendo cônscio desse postulado e da observação “in loco” de nosso ambiente de trabalho (instituição escolar), em relação às representações que se constituem, o presente artigo propõe, por meio de uma perspectiva transdisciplinar – alicerçada nos autores Bachelard (1996), Candau (2011), Candido (2007), Freire (1979), Muxel (1996) e Santaella (2007), um estudo comparativo entre as relações intersubjetivas (docente e discente) que se materializam na contemporaneidade e as constituídas pelo imaginário social brasileiro, neste caso, particularmente, temos como foco o conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vagner Aparecido de Moura, PUC-SP

Doutorando em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Cleide Aparecida Moura

Graduada em Letras

Publicado

2013-07-23

Número

Sección

Artigos