A configuração e (re) configuração da imagem do docente no processo de subjetivação do discente no conto “Os Desastres de Sofia” de Clarice Lispector

Auteurs-es

  • Vagner Aparecido de Moura PUC-SP
  • Cleide Aparecida Moura

Mots-clés :

Imagem, Imaginário social, Intersubjetividade, Professor

Résumé

Na contemporaneidade, nossa motivação como pesquisadores é a de observarmos a relevância do imaginário social no processo de ressignificação de valores culturais e históricos que perpassam nossas relações intersubjetivas. Sendo cônscio desse postulado e da observação “in loco” de nosso ambiente de trabalho (instituição escolar), em relação às representações que se constituem, o presente artigo propõe, por meio de uma perspectiva transdisciplinar – alicerçada nos autores Bachelard (1996), Candau (2011), Candido (2007), Freire (1979), Muxel (1996) e Santaella (2007), um estudo comparativo entre as relações intersubjetivas (docente e discente) que se materializam na contemporaneidade e as constituídas pelo imaginário social brasileiro, neste caso, particularmente, temos como foco o conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector.

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Bibliographies de l'auteur-e

Vagner Aparecido de Moura, PUC-SP

Doutorando em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Cleide Aparecida Moura

Graduada em Letras

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Publié-e

2013-07-23

Numéro

Rubrique

Artigos