O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p232-249

Mots-clés :

Consciência Fonoarticulatória, Aquisição de Língua Materna, Formação Docente

Résumé

Apesar de muitos estudiosos (MONTGOMERY, 1981; JARDINI; VERGARA, 1997; JARDINI; SOUZA 2006; VIEIRA; SANTOS, 2010; VIDOR-SOUZA et al., 2011a, VIDOR-SOUZA et al., 2011b) confirmarem a relevância do desenvolvimento da consciência fonoarticulatória durante o período de alfabetização de uma criança, nota-se que os cursos de graduação em Pedagogia, no Estado do Rio Grande do Sul, não têm se preocupado em oferecer disciplinas específicas nas áreas de fonética e fonologia da língua portuguesa (L1) para preparar o professor alfabetizador nesse aspecto (ROSA, 2019). Em virtude disso, o presente estudo se propõe a demonstrar a importância da consciência fonoarticulatória para a aquisição da linguagem e a fomentar uma reflexão acerca de uma formação docente direcionada a esse fim.           

 

 

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Biographie de l'auteur-e

Eliane Nowinski da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale dos Sinos, mestre em Fonologia e Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Luterana do Brasil. Professora de língua inglesa desde 2002.

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Publié-e

2020-12-18