O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p232-249Mots-clés :
Consciência Fonoarticulatória, Aquisição de Língua Materna, Formação DocenteRésumé
Apesar de muitos estudiosos (MONTGOMERY, 1981; JARDINI; VERGARA, 1997; JARDINI; SOUZA 2006; VIEIRA; SANTOS, 2010; VIDOR-SOUZA et al., 2011a, VIDOR-SOUZA et al., 2011b) confirmarem a relevância do desenvolvimento da consciência fonoarticulatória durante o período de alfabetização de uma criança, nota-se que os cursos de graduação em Pedagogia, no Estado do Rio Grande do Sul, não têm se preocupado em oferecer disciplinas específicas nas áreas de fonética e fonologia da língua portuguesa (L1) para preparar o professor alfabetizador nesse aspecto (ROSA, 2019). Em virtude disso, o presente estudo se propõe a demonstrar a importância da consciência fonoarticulatória para a aquisição da linguagem e a fomentar uma reflexão acerca de uma formação docente direcionada a esse fim.