O PROGRAMA DE FAUSTO BARRETO E A GRAMATICOGRAFIA BRASILEIRA OITOCENTISTA

Auteurs-es

  • Thiago Zilio-Passerini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p96-111

Mots-clés :

Programa de Fausto Barreto, Gramaticografia brasileira, Ensino de português, Século XIX, História das Ideias Linguísticas

Résumé

O século XIX foi um período de inúmeras transformações no Brasil. No que tange aos estudos linguísticos, a gramatização se consolidou, e teve início o chamado período científico, de base histórico-comparativa. Do ponto de vista educacional, a escola secundária sofreu algumas mudanças, e o ensino de português passou a ser uma preocupação, em resposta às excessivas horas de latim que constavam do currículo e às práticas pedagógicas adotadas. Nesse cenário, publicou-se, em 1887, o Programa de  Português para os Exames Gerais de Preparatórios, idealizado por Fausto Barreto. Partindo dessa premissa, o presente artigo tem como objetivo analisar as influências desse documento na produção gramatical brasileira do último quartel do Oitocentos. Para tanto, examinam-se, além dele, a Grammatica Portugueza de João Ribeiro (1889 [1887]), as Noções de Grammatica Portugueza, de Pacheco da Silva Júnior e Lameira de Andrade (1887), e a Grammatica Descriptiva (1914 [1895]), de Maximino Maciel. Com isso, pretende-se ressignificá-las no contexto em que foram produzidas, segundo os preceitos da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 2014 [1992]; FÁVERO; MOLINA, 2006; COLOMBAT; FOURNIER; PUECH, 2017 [2010]). Os resultados mostram que o documento serviu de base para as gramáticas publicadas posteriormente, desenvolvidas em virtude da ausência de material que contemplasse todos os pontos exigidos.

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Biographie de l'auteur-e

Thiago Zilio-Passerini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre e Especialista em Língua Portuguesa pela PUCSP. Pesquisador dos grupos de pesquisa em Historiografia Linguística, Educação Linguística e História das Ideias Linguísticas da referida Universidade.

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Publié-e

2021-12-22

Numéro

Rubrique

Dossiê: História das Ideias Linguísticas