OS EFEITOS ARGUMENTATIVOS DOS PROCESSOS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p190-212Mots-clés :
Referenciação, Orientação Argumentativa, Pontos de vista, Redação do ENEMRésumé
Resultante da pesquisa de dissertação, este artigo objetiva investigar a atuação de processos referenciais no desenvolvimento da orientação argumentativa em duas redações nota mil do ENEM. Com respaldo em Amossy (2011) e Cavalcante (2016), a pesquisa mostra que os processos referenciais desempenham funções argumentativas motivadas pela estrutura e propósitos comunicativos do gênero em questão. Como resultados, as análises evidenciam que a fabricação do referente, da sua primeira aparição à(s) retomada(s), contribui para a orientação argumentativa, por auxiliar na percepção dos pontos de vista do enunciador no texto, resultado da lexicalização presente nas expressões referenciais, sejam elas introdutórias ou anafóricas. A discussão proposta fornece subsídio teórico-metodológico ao professor de Língua Portuguesa e agencia estudos outros acerca da interface entre referenciação e argumentação nos estudos em Linguística Textual.
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