OS EFEITOS ARGUMENTATIVOS DOS PROCESSOS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM

Auteurs-es

  • Amanda Mikaelly Nobre de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lidiane de Morais Diógenes Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p190-212

Mots-clés :

Referenciação, Orientação Argumentativa, Pontos de vista, Redação do ENEM

Résumé

Resultante da pesquisa de dissertação, este artigo objetiva investigar a atuação de processos referenciais no desenvolvimento da orientação argumentativa em duas redações nota mil do ENEM. Com respaldo em Amossy (2011) e Cavalcante (2016), a pesquisa mostra que os processos referenciais desempenham funções argumentativas motivadas pela estrutura e propósitos comunicativos do gênero em questão. Como resultados, as análises evidenciam que a fabricação do referente, da sua primeira aparição à(s) retomada(s), contribui para a orientação argumentativa, por auxiliar na percepção dos pontos de vista do enunciador no texto, resultado da lexicalização presente nas expressões referenciais, sejam elas introdutórias ou anafóricas. A discussão proposta fornece subsídio teórico-metodológico ao professor de Língua Portuguesa e agencia estudos outros acerca da interface entre referenciação e argumentação nos estudos em Linguística Textual.

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Biographie de l'auteur-e

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pela mesma instituição. Pau dos Ferros-RN; E-mail: lidmoraisb@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4674844318235214. OrcID: http://orcid.org/0000-0002-9569-5567

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Publié-e

2024-12-01