IDENTIDADE MATERNA E SUJEITO NA MÍDIA

Auteurs-es

  • Jinny Kelly Centeno Ramos
  • Márcio Rogério de Oliveira Cano

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p122-145

Mots-clés :

Análise do discurso. Interdiscurso. Identidade. Sujeito. Maternidade

Résumé

O artigo se propõe a debater os seguintes temas: identidade, sujeito e maternidade. Nesse contexto, visamos a apresentar uma proposta de análise que questione a manutenção dos estereótipos por meio do discurso do riso, contribuindo para a construção de processos de leitura a partir de um olhar crítico diante do sujeito representado na mídia. E, especialmente em relação ao papel da mulher-mãe, buscamos apontar os traços patriarcais envolvidos na maternidade ideal imposta ao gênero feminino e analisar como os sujeitos são constituídos dentro de redes discursivas que definem suas identidades e comportamentos.  Tal tema se justifica por conta dos debates que a contradição apontada pelos movimentos feministas em relação ao ser mãe e mulher impõe ao desejo e como isso implica em outra perspectiva de paternidade, por consequência. Para alcanças os objetivos, respaldamo-nos no referencial teórico da Análise do Discurso, especialmente em Maingueneau (2008, 2005) e nos estudos sociológicos de Goffman (2002). Constituímos, portanto, um corpus com recortes discursivos da revista Pais&Filhos e um procedimento de análise por meio das categorias de interdiscurso, sujeito e identidade. Concluímos que os sujeitos que emergem no discurso atualizam os traços identitários tradicionais de pai e mãe e que a estratégia para a manutenção se dá por meio do discurso midiático, atravessado pelo discurso atópico do riso.

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Publié-e

2024-12-01