COMPREENDENDO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL
CONCEITOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
Os avanços tecnológicos têm aumentado a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos midiáticos produzidos por fontes anônimas, muitas vezes sem compromisso ético. Desde a pandemia de COVID-19, educadores e famílias demonstram preocupação com o tempo e a qualidade das interações online desses grupos. Em resposta, foi criada a Política Nacional de Educação Digital (PNED), Lei 14533/2023. Este artigo analisa os conceitos abordados na PNED e sua aplicação na formação de professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. A pesquisa qualitativa tem como base teórica documento da UNESCO (2013) e Buckingham (2010; 2022) e utiliza um questionário respondido por cinco docentes. Os resultados indicam que, embora a lei garanta formação docente, há confusão entre uso de ferramentas digitais e educação midiática. Apesar disso, os professores se sentem confiantes para abordar o tema em sala de aula.
Palavras-chave: educação midiática. letramento midiático. educação digital. PNED.
Références
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