APROPRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO EPISÓDIO DE INÊS DE CASTRO (OS LUSÍADAS - CAMÕES) NA CANÇÃO COIMBRA E EM UMA CRÔNICA DE ANTONIO PRATA

Autores

  • Beatriz Teixeira Fiquer Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p195-207

Palavras-chave:

Apropriação, Representação, Camões, Inês de Castro

Resumo

Neste artigo, abordaremos especificamente a apropriação, de acordo com o conceito de Chartier (1988), dentro da linha de pesquisa das Histórias das Ideias Linguísticas (HIL), buscando verificar como, a partir do episódio camoniano de Inês de Castro, Os Lusíadas, os compositores da música Coimbra e o autor Antonio Prata na crônica !!!!!!!!!!!!! apropriam-se da história de Inês de Castro e representam-na à época e contexto do qual fazem parte. Dessa história, merece destaque, aqui, a execução de Inês e as consequências desta – como a Fonte dos Amores – assim nomeada a partir do épico camoniano, tornando Coimbra conhecida como a capital do amor portuguesa - e a questão de Dom Pedro tê-la coroado como rainha depois de ter sido morta há muito tempo. Também relacionado a essa morte, comentaremos a respeito da expressão ainda utilizada em nossos dias por algumas pessoas: “Agora Inês é morta”.

 

 

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Dossiê: História das Ideias Linguísticas