v. 7 (1998)

Reunidos neste número da INTERCÂMBIO estão alguns dos trabalhos apresentados no 7o. INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada) realizado na PUCSP, dentro do LAEL, dias 24 e 25 de abril de 1997. A única exceção é o trabalho de Tomitch, que foi apresentado no 6o. Inpla. 
Além dos Workshops e dos tradicionais mini-cursos, que precedem o Inpla, e das sessões de workshop, as atividades do 7o. Inpla se distribuíram entre mesas de abertura e encerramento com convidados especiais, simpósios, propostos inter-institucionalmente por pesquisadores e/ou grupos de pesquisa e Posters submetidos individualmente.
Tendo em vista o grande grau de relacionamento inter-disciplinar que se manifesta nos trabalhos, característica explicável, dada a própria natureza da área, optou-se por organizar este número colocando os trabalhos em uma única sessão, sem dividí-los quer por ordem de apresentação no Inpla, quer por tipo de atividade. No entanto, procurouse seguir alguma ordem que colocasse próximos trabalhos que pudessem ter mais em comum um com o outro em termos de área, tipo de conhecimento ou metodologia. 
Assim, os sete primeiros trabalhos têm em comum o fato de tratarem de fenômenos de aprendizagem e/ou ensino tanto em língua materna como estrangeira. Coelho estuda atividades de grupo em sala de aula de língua estrangeira; Fernandes e Rios tratam de ensino bilingüe a crianças surdas tendo linguagem de sinais como primeira língua e português como língua estrangeira. Os três seguintes estudam leitura: Tomitch discute leitores com diferentes graus de proficiência em textos de tipos diferentes, Welewicki estuda testagem e Menezes mostra a utilidade de textos jornalísticos no ensino. Por sua vez Vigia-Dias e Silva retomam a discussão de autenticidade em sala de aula. Os trabalhos de Ramandon, de Strongloli e de Mosca enfocam a metáfora por diferentes ângulos. Seguem quatro trabalhos sobre gêneros: um sobre mitos na cultura indígena (Junqueira), um sobre gêneros no trabalho (Ferreira) ambos apresentados na mesa de abertura do Encontro, e dos sobre Gêneros acadêmicos (resumos e resenhas), por Motta-Roth e Hendges e por Motta-Roth. 
Na área da análise da conversação aparecem dois artigos: Toscano sobre consenso e conflito e Galembeck sobre preservação da face. 
Outro tema abordado é a saúde vocal do professor, discutida por Chun. 
Finlizando, seguem três trabalhos apresentados na mesa de encerramento do Encontro que enfocam estudos inter-disciplinares: Françoso com o trabalho sobre teorias psicolinguísticas de parsing, Abaurre enfocando a noção de estruturas prosódicas preferenciais e Guedes, discutindo processos comunicativos em uma sociedade.

L B

Publicado: 2010-10-20

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