Dramaturgos e grupos de teatro no Brasil pós-1964: arte, cultura e política

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos Professora do Instituto de História e dos Programas de Pós-graduação em História e em Artes da Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v18i32.25702

Palavras-chave:

Dramaturgos, engajamento, teatro, política.

Resumo

Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpoem meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX.Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmoentre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tantoao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o temado engajamento, de modo geral, e o perfil de alguns personagens que, como figuras políticas,intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem(como afirma Pierre Bourdieu) e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de suainserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de suaprópria atividade.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Paranhos, K. R. (2014). Dramaturgos e grupos de teatro no Brasil pós-1964: arte, cultura e política. Lutas Sociais, 18(32), 190–202. https://doi.org/10.23925/ls.v18i32.25702