Atividades de ensino-aprendizagem de genética com o uso do tablet

Autores

  • ROSINEY ROCHA ALMEIDA UNICSUL
  • CARLOS FERNANDO ARAÚJO JR UNICSUL

Resumo

Resumo

Esta pesquisa analisou a relação entre dois Sistemas de Atividade de ensino-aprendizagem de Genética através do uso do tablet. Nosso marco teórico foi constituído principalmente pela Teoria da Atividade e por pesquisas atuais em mobile learning. Foram desenvolvidas e analisadas ao longo deste estudo duas Atividades de ensino-aprendizagem de genética com uso do tablet, sendo que a primeira consistiu  numa Representação individual do conhecimento através da elaboração de três Mapas Mentais  Digitais por cada aluno; e a segunda consistiu numa Representação coletiva do conhecimento através da apresentação em grupo dos conhecimentos construídos ao longo da primeira Atividade. O desenvolvimento e análise da relação entre as duas Atividades distintas se deram com base na Terceira Geração da Teoria da Atividade. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, sendo a perspectiva qualitativa com base na pesquisa-ação.  Participaram da pesquisa 34 alunos da Terceira série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro do Sul, 02 (duas) professoras pesquisadoras e 02(dois) Técnicos em Informática. A Teoria da Atividade ajudou a analisar como esses dois Sistemas de Atividade se influenciaram mutuamente. Cerca de 90% dos alunos reconheceram que a elaboração dos Mapas Mentais Digitais  facilitou a montagem da apresentação do seu grupo.  Nesse sentido, observou-se que o Mapeamento Mental com o uso do tablet foi uma boa estratégia de mobilização dos recursos cognitivos dos alunos para a compreensão dos conceitos com consequente favorecimento do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos biológicos aqui trabalhados.

Palavras-chave: M-learning; Teoria da atividade; Ensino e aprendizagem de genética.

Abstract

The object of this study was to research and examine the relationship between two Genetics teaching-learning activity systems through tablet use. Our theoretical framework was basically comprised through the application of Activity Theory and current research on mobile learning. Two genetics teaching and learning activities using the tablet device as an operational research and deployment tool were elaborated and analyzed throughout this study. The first activity was an individual student assignment dealing with the elaboration and exposition of retained student knowledge taught in class. This learning was demonstrated by the confection and presentation of three Digital Mind Maps prepared by each student. The second activity consisted of a group knowledge exhibition, shown by presenting the overall collective student knowledge amassed over the elaboration of the former activity. The results of the development and analysis of the relationship between the two distinct activities were elaborated based on the Third Generation Activity Theory. The study was conducted entirely through exploratory research, based in a qualitative and quantitative approach. The qualitative perspective was processed through on-hands research. The participants of the activity were thirty-four students of the senior high school biology class at the Colégio Cruzeiro do Sul (Southern Cross High School), 02 (two) teacher/researchers and two (02) computer technicians. The Activity Theory was found to be relevant in the analysis of the influence that these two activity systems have on each other. Approximately ninety percent of the students recognized that the development of their Digital Mind Maps facilitated the elaboration of their group’s presentation. In this sense, it was seen that the tablet assisted Mind Mapping was a beneficial mobilization strategy in students’ cognitive resources in understand the relevant concepts, therefore facilitating the teaching-learning process of the biology content activities.

Keywords: M-learning; Activity theory; Teaching and learning genetics.

Downloads

Publicado

2015-04-28

Edição

Seção

Artigos