Resolução gráfica de sistemas de equações lineares de primeiro grau: explorando o estilo de pensamento matemático visual com um sujeito cego
Resumo
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias utilizadas para ensinar a um sujeito cego a resolução gráfica de Sistemas de Equações Lineares de Primeiro Grau. Utilizamos as ideias teóricas propostas por Ferri sobre estilos de pensamento matemático. Segundo ela, podem ser classificados como visual, analítico e integrado. A metodologia adotada para coleta e análise dos dados foi o Design Experiments. Identificamos que nosso sujeito possui facilidade para lidar com a representação gráfica de Sistemas Lineares, o que nos pareceu confirmar a importância de que os temas sejam apresentados de forma acessível, com materiais e linguagem adaptados à condição de aprendizagem de nossos alunos. A experiência de ensiná-lo confirmou que a cegueira não é um fator determinante que os impeçam de aprender.
Palavras-chave: Sistemas de Equações Lineares de Primeiro Grau; Sujeito cego; Estilos de pensamento matemático.
Abstract
The objective of this work is to present a strategy to teach a blind person to graphical resolution of First Degree Linear Equations Systems. We have used the theoretical ideas proposed by Ferri on styles of mathematical thought. According to it, they can be classified as visual, analytical and integrated. The methodology adopted was the data collection and analysis for Design Experiments. We have identified, after an explanation of the contente, that our blind student has an easy way to deal with a graphical representation of Linear Systems, which seems to confirm the importance of their knowledge in an accessible way, with materials and language adapted to our students learning condition. The experience of teaching him / her has shown that blindness is not a determining factor to prevent them from learning.
Keywords: First Degree Linear Equations Systems; Blind person; Mathematical thinking styles.