O instrumento “círculos de proporção” exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática

Autores

  • VERUSCA BATISTA ALVES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • ANA CAROLINA COSTA PEREIRA Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Resumo

A interface entre história e ensino de matemática busca promover uma reflexão sobre o processo da construção do conhecimento matemático e se baseia em três etapas. Neste artigo, desenvolve-se parte de uma delas objetivando-se apontar algumas características no viés contextual sobre instrumentos do século XVII, especificamente os círculos de proporção. Teve-se como questionamento: Quais características podem ser identificadas no documento The Circles of Proportion de 1633 de William Oughtred, no que tange os aspectos contextuais e historiográficos? Para isso, esse estudo caracteriza-se como documental. Busca-se reconstruir as ideias tradicionais referentes ao processo de construção de alguns conhecimentos matemáticos, através de uma perspectiva atualizada, renovando as concepções a respeito.

Palavras-chave: Interface entre história e ensino de matemática; Círculos de Proporção; Instrumento matemático.

Abstract

The interface between history and teaching of mathematics seeks to promote a reflection on the process of construction of mathematical knowledge and it is based on three stages. In this article, part of one of these stages is developed with the aim of pointing out some characteristics in the contextual bias about instruments of the seventeenth century, specifically the circles of proportion. It was questioned: What characteristics can be identified in William Oughtred's The Circles of Proportion of 1633 concerning contextual and historiographic aspects? For this, the study is characterized as documentary. It seeks to reconstruct the traditional ideas regarding the process of construction of some mathematical knowledge, through a current perspective, renewing the conceptions about it.

Keywords: Interface between history and teaching of mathematics; Circles of Proportion; Mathematical instrument. 

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos