A presença docente do professor-tutor online como suporte à autonomia do estudante
Palavras-chave:
AVA, autonomia, professor-tutor, Psicologia CulturalResumo
O objetivo deste estudo teórico é contribuir para a compreensão de aspectos que sustentem e fortaleçam práticas pedagógicas que priorizem a autonomia do estudante em contextos online de aprendizagem, a partir da presença docente do professor-tutor online. À luz dos pressupostos epistemológicos da Psicologia Cultural, especificamente da Abordagem Sociocultural Construtivista, são apresentadas reflexões sobre os conceitos de: autonomia, autonomia do estudante online, presença docente e ensino-aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Espera-se, com tal construção, colaborar com práticas docentes na Educação a Distância (EaD) que percebam a importância do papel do professor-tutor online na coconstrução de aprendizagem no AVA e suporte à autonomia do estudante.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Como Citar
Silva, G. de J., & Maciel, D. A. (2015). A presença docente do professor-tutor online como suporte à autonomia do estudante. Psicologia Da Educação, (38), 35–48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22798
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.