Associações entre emoções morais e criatividade em universitários

Autores

  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário FIEO
  • José Maria Montiel Centro Universitário FIEO
  • Juliana Francisca Cecato Centro Universitário FIEO
  • Marco A. Virgilio Centro Universitário FIEO
  • Cintia Heloísa Bueno Centro Universitário Salesiano – UniSal
  • Felipe Fernandes de Lima Centro Universitário Salesiano – UniSal

Palavras-chave:

emoções morais, aprendizagem, criatividade, produção de metáforas

Resumo

Por definição, as emoções morais ajudam as pessoas a diferenciarem características morais, motivando o comportamento, e revelam os valores morais e a preocupação consigo mesmo e com os outros. O objetivo deste estudo foi analisar relações entre emoções morais e criatividade em universitários. Participaram 88 alunos que cursavam o ensino superior em uma Universidade particular do interior de São Paulo, de ambos os sexos e com idades entre 18 e 54 anos. Foram administradas a EEM (Escala de Emoções Morais) e o Teste de Criação de Metáforas. As análises revelaram não haver diferenças significativas entre essas medidas entre sexos ou idades, tanto para o EEM, como para o Teste de Criação de Metáforas, sugerindo que independentemente da idade ou sexo, as pessoas tendem a manifestar as emoções avaliadas e a produzir metáforas da mesma maneira. Identificou-se uma correlação significativa e negativa entre a variável Categoria Metafórica e o fator Culpa. Faz-se necessário reforçar que as emoções avaliadas são específicas, o que provavelmente resultou em discrepâncias com os resultados obtidos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos