Alteridade lúdica – o jogo simbólico na relação entre professores e alunos

Autores

  • Flavio Rodrigo Orzari Ferreira Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras
  • Henrique Guilherme Scatolin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

A relação entre professores e alunos vem se modificando paulatinamente no decorrer dos dois últimos séculos, em conseqüência das mutações formais e filosóficas da educação como um todo. Assim, o presente artigo buscará problematizar as questões sobre a criação de um ambiente regado a jogos potencialmente simbólicos, em sala de aula, trazendo a este uma noção de tal alteridade entre professor e aluno. Objetiva-se levantar o caminho das experiências imaginárias que o jogo pode proporcionar e o estreitamento na relação educacional que deve estabelecer-se anterior ao próprio ato de jogar, assim como as possibilidades de inserção dessa relação lúdico-imaginária e seus efeitos possíveis na escolarização para as crianças. Esta pesquisa de revisão bibliográfica buscará realizar levantamento da produção científica e literária acerca dos temas relacionados ao universo lúdico-simbólico e seus desdobramentos, julgando-o relevante para a prática dos diversos profissionais que atuam na área, como educadores, psicólogos e psicopedagogos, de modo a promover diálogo sobre as práticas atuais de atendimento institucional escolar e por fim estabelecer considerações passíveis de utilização por tais profissionais da área de educação, que visam melhoria nas relações intersubjetivas com os alunos dentro das salas de aula.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavio Rodrigo Orzari Ferreira, Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras

Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp e Pós-Graduado em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras.

Henrique Guilherme Scatolin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou a orientação deste artigo que foi defendido pelo aluno Flavio Orzari Ferreira em dezembro de 2012 no Centro Universitário Hermínio Ometto.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Ferreira, F. R. O., & Scatolin, H. G. (2014). Alteridade lúdica – o jogo simbólico na relação entre professores e alunos. Psicologia Revista, 22(2), 235–249. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17991

Edição

Seção

Artigos Teóricos