A clínica grupal com adolescentes e jovens – uma clínica da afetabilidade

Autores

  • Maria Ângela Santa Cruz Faculdade de Saúde Pública - USP/SP

Resumo

Neste trabalho realizamos uma reflexão sobre a clínica grupal com adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade pessoal, social e existencial, atendidos no Projeto de Atenção à Adolescência e à Juventude em um serviço de saúde mental da cidade de São Paulo: a Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae. Apresentamos nosso modo de trabalho que intervém clinicamente, ao mesmo tempo em que coloca em análise a própria prática, interrogando-se permanentemente sobre as práticas clínicas que são convocadas a se inventar a partir dos encontros singulares com os adolescentes que nos procuram, quando se quer uma clínica que resista à medicalização da existência e ao biopoder. Formulamos a idéia de uma clínica da afecção como aquela que pode resistir no contemporâneo, abrindo outras possibilidades de subjetivação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Ângela Santa Cruz, Faculdade de Saúde Pública - USP/SP

Psicóloga, psicanalista, analista institucional. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP; membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e terapeuta contratada na Clínica Psicológica do mesmo Instituto; Professora do Curso de Especialização "Psicopatologia e Saúde Pública" na Faculdade de Saúde Pública da USP/SP.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Cruz, M. Ângela S. (2014). A clínica grupal com adolescentes e jovens – uma clínica da afetabilidade. Psicologia Revista, 17(1/2), 59–76. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18021

Edição

Seção

Artigos Teóricos