Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte

Autores

  • Clarice Medeiros Universidade Veiga de Almeida Doutoranda em Psicologia Clínica PUC-RIO

Palavras-chave:

psicologia, esporte, dor, lesão

Resumo

O esporte de alto rendimento tem como objetivo extrair a melhor performance dos atletas, firmando-se como um espaço de realização e confirmação das competências pessoais e sociais. O atleta identificado na figura do “atleta-herói” busca potencializar seu corpo a qualquer custo em prol do rendimento e, com isso, aproxima-se das possibilidades de se lesionar e ter dor. Neste contexto, é comum encontrar atletas que treinam e competem lesionados e em constante estado de dor. Não é possível reduzir este cenário a mero problema físico ou orgânico, descartando a subjetividade inerente da dor. Apesar de frequentemente aparecer à margem do tratamento, a psicologia, em especial, a do esporte, encontra aí um campo fortuito de atuação, podendo auxiliar o atleta no processo de reabilitação. Ao oferecer sua escuta, o psicólogo poderá ouvir o que o atleta tem a dizer sobre seu sofrimento, reinserindo a lesão e a dor em sua história.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarice Medeiros, Universidade Veiga de Almeida Doutoranda em Psicologia Clínica PUC-RIO

Graduação em Psicologia (IP/UFRJ), Mestre em Teoria Psicanalitica (IP/PPGTP/UFRJ), Doutoranda em Psicologia CLinica (PUC-RIO)

Docente da Universidade Veiga de Almeida, psicologa clinica, psicologa esportiva

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Medeiros, C. (2016). Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte. Psicologia Revista, 25(2), 355–370. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/26235

Edição

Seção

Artigos Teóricos