Propriedades psicométricas do Inventário do Significado do Trabalho (IST)

Autores

  • Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Fernanda de Lima Universidade Federal do Piauí Universidade Federal da Paraíba
  • Hemerson Fillipy Silva Sales Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p171-198

Palavras-chave:

Significado do trabalho, Instrumento, Atributos valorativos, Atributos descritivos

Resumo

A presente pesquisa objetivou avaliar as propriedades psicométricas do Inventário do Significado do Trabalho (IST), uma medida que avalia a acepção do trabalho quanto a dois aspectos: como ele deveria ser (atributos valorativos) e como é concretamente (atributos descritivos), ademais, objetivou-se a comparação entre a estrutura dos atributos (valorativos e descritivos) do modelo original com a estrutura adquirida com a pesquisa. Para isso valeu-se de uma amostra não probabilística (por conveniência) de 250 sujeitos da cidade de Parnaíba-PI com idades entre 18 a 73 anos (M = 27,9; DP = 9,94), a maioria solteiros (68,0%), do sexo feminino (63,6%), e com escolaridade de nível superior (54,4%). Os resultados apontaram uma nova configuração de estrutura em relação aos modelos originais. Tanto nos atributos valorativos como nos atributos descritivos algumas dimensões tiveram que ser renomeadas. Frente a esses achados, ainda que as estruturas não tenham correspondido aos modelos originais, eles possibilitam a instrumentalização no que diz respeito ao entendimento acerca do significado do trabalho através da adaptação do instrumento em realidades diversas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Avaliação Psicológica.

Carla Fernanda de Lima, Universidade Federal do Piauí Universidade Federal da Paraíba

Carla Fernanda de Lima Santiago da Silva possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde 2010 é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é doutoranda em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba. Atua nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Avaliação Psicológica.

Hemerson Fillipy Silva Sales, Universidade Federal da Paraíba

Hemerson Fillipy Silva Sales possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nas áreas de Neurociência e Avaliação Psicológica.

 

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Silva, F. M. de S. M. da, Lima, C. F. de, & Sales, H. F. S. (2018). Propriedades psicométricas do Inventário do Significado do Trabalho (IST). Psicologia Revista, 27(1), 171–198. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p171-198

Edição

Seção

Artigos Teóricos