O fotografar: uma resposta sublimatória à tensão pulsional?

Autores

  • Isis Graziele da Silva Universidade de São Paulo
  • Lucianne Sant’Anna de Menezes Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p233-261

Palavras-chave:

Psicanálise, fotografia, trabalho, sublimação, arte

Resumo

Partindo da experiência de uma das autoras como fotógrafa profissional, este trabalho objetiva examinar como a psicanálise poderia colaborar na abordagem da fotografia em relação ao trabalho, investigando possíveis articulações do fotografar com a sublimação das pulsões. Trata-se de uma pesquisa psicanalítica no campo da psicanálise em extensão. Os resultados mostraram que, para Freud, o trabalho é um instrumento poderoso para o homem no combate ao sofrimento, além de inseri-lo na comunidade humana, podendo ser meio de sublimação. Quando o trabalho é fonte de sublimação, coincide com a criação artística, que também é apontada por Freud como uma significativa forma de deslocamento libidinal, e a fotografia abarca estas duas características, sendo um ofício e também uma forma de arte. Foi possível compreender que, sendo escolhido livremente e estando o fotógrafo eroticamente ligado ao trabalho, o fotografar pode propiciar a satisfação pulsionalpor meio da sublimação de componentes sexuais e agressivos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isis Graziele da Silva, Universidade de São Paulo

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG, Mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP/SP, Fotógrafa.

Lucianne Sant’Anna de Menezes, Universidade Federal de Uberlândia.

Psicóloga e Psicanalista, Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP/SP, Docente do Instituto de Psicologia no Núcleo da Intersubjetividade (Clínica psicanalítica) e Orientadora de Pesquisa e Professora do Mestrado Profissional de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Instituto de Geografia ambos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG, Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae - SP.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Silva, I. G. da, & Menezes, L. S. de. (2018). O fotografar: uma resposta sublimatória à tensão pulsional?. Psicologia Revista, 27(2), 233–261. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p233-261

Edição

Seção

Artigos Teóricos