Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Barbara Trevizan Guerra UNESP BAURU
  • Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu Unesp – Bauru
  • Bruna Pessenda Unesp – Bauru
  • Maria Fernanda Cazo Alvarez Unesp – Bauru

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, instrução programada, problemas de comportamento

Resumo

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar déficits significativos no repertório básico requisito para receber programas de ensino e se engajar com frequência em comportamentos repetitivos e inadequados. Considerando-se que tais comportamentos são incompatíveis com o ensino e resultam em consequências negativas, sejam sociais e/ou acadêmicas, esta pesquisa teve por objetivo ensinar sistematicamente operantes requisitos, como sentar, permanecer sentado, olhar, imitar, imitação generalizada e rastreamento visual para duas crianças com TEA, e verificar o efeito do procedimento sobre os comportamentos inadequados e estereotipias. Os resultados demonstraram que um participante aprendeu todos os comportamentos alvo de ensino enquanto o outro não atingiu o critério de aprendizagem em imitação. Houve redução dos comportamentos incompatíveis com a aprendizagem, logo após a introdução das contingências para os comportamentos de ensino, para ambos. Os resultados demonstram a aquisição de repertórios requisitos importantes em crianças com TEA severo e demonstram que a redução de comportamentos incompatíveis com aprendizagem pode ocorrer mediante ensino de comportamentos desejados.

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Biografia do Autor

Barbara Trevizan Guerra, UNESP BAURU

Departamento de Psicologia. Atua como doutoranta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu, Unesp – Bauru

Professora assistente doutora da Unesp Bauru, Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

Bruna Pessenda, Unesp – Bauru

Graduada em Psicologia pela Unesp – Bauru

Maria Fernanda Cazo Alvarez, Unesp – Bauru

Graduada em Psicologia pela Unesp – Bauru

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Guerra, B. T., Almeida-Verdu, A. C. M., Pessenda, B., & Alvarez, M. F. C. (2018). Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Psicologia Revista, 27(2), 377–400. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400

Edição

Seção

Artigos Teóricos