Avaliação psicossocial no contexto das normas regulamentadoras do trabalho: desafios e práticas profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p287-310

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, trabalho em altura, espaços confinados, riscos ocupacionais

Resumo

A obrigatoriedade da avaliação psicossocial para trabalhadores submetidos a situações de trabalho com combustíveis, de trabalho em altura e de trabalho em espaços confinados configura-se um campo recente na prática profissional da psicologia no Brasil. Poucos são os estudos na área e a compreensão sobre os procedimentos que ora são utilizados no Brasil. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar como esta avaliação tem sido realizada no Brasil. Para tanto, foram entrevistados 40 profissionais que atuam nesta prática, sendo 95% mulheres e de todas as regiões brasileiras. Os resultados apontam a utilização majoritária de entrevistas e testes psicológicos para avaliação de aspectos cognitivos, personalidade e das condições de saúde mental. Foram relatadas dificuldades quanto ao número de testes disponíveis ou específicos para este contexto, e a pouca integração da avaliação junto a outras profissões da área de saúde ocupacional. Identificou-se a necessidade de estudos relativos a adequação dos instrumentos utilizados para este fim, e a identificação das características a serem avaliadas para cada cargo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Professor Assistente do centro Universitário de Brasília.

Cristiane Faiad, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília, Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasilia.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Rodrigues, C. M. L., & Faiad, C. (2018). Avaliação psicossocial no contexto das normas regulamentadoras do trabalho: desafios e práticas profissionais. Psicologia Revista, 27(2), 287–310. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p287-310

Edição

Seção

Artigos Teóricos