Cirurgia refrativa na correção de grau residual em paciente com ceratocone após transplante de córnea
Resumo
O ceratocone é um distúrbio caracterizado por distrofia contínua e progressiva, que ocorre na córnea com afinamento central ou paracentral, geralmente inferior, resultando no abaulamento anterior da córnea, que se manifesta na forma de cone. A apresentação é geralmente bilateral e assimétrica. É uma condição rara porém a mais comum em distúrbios da córnea, presente em todas as etnias, que prevalece na faixa etária entre 13 e 18 anos de idade, mas pode atingir indivíduos em qualquer fase da vida. O presente relato de caso visa analisar a evolução dos tratamentos em relação ao ceratocone, bem como estabelecer um novo padrão de prognóstico para doença. O tratamento do ceratocone é realizado em casos mais brandos por meio de óculos e em casos um pouco mais avançados com astigmatismos maiores são utilizadas lentes rígidas. Já em casos extremos e com cicatrizes extensas que não melhoram com lentes de contato, é realizado o transplante penetrante de córnea com posterior uso de lentes de contato para melhora da acuidade visual. Após o tratamento, faz-se necessário um acompanhamento periódico para avaliação de lentes de contato e observação de grau residual, sendo em alguns casos necessária a cirurgia refrativa. O paciente observado foi submetido ao uso de óculos e lentes rígidas, porém houve a necessidade de transplante de córnea. Após o pós-operatório, havendo significativo grau residual, foi feita cirurgia refrativa. Atualmente, o paciente encontra-se satisfeito e só realiza acompanhamento. De tal forma, observa-se que assim como em outros âmbitos, o tratamento para ceratocone tem avançado e assim, é proporcionada melhor qualidade de vida aos portadores da doença.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.