Estudo da futura contracepção de puérperas de baixo e de alto riscos
Resumo
Introdução: o puerpério é o período do ciclo gravídico-puerperal no qual as modificações sistêmicas e locais retornam ao estado pré-gravídico. O retorno da fertilidade no puerpério é variável. Essas informações devem fazer parte da orientação às puérperas, para que as mesmas estejam protegidas contra nova e indesejada gravidez, constituindo planejamento familiar. Objetivo: compreender os métodos contraceptivos que puérperas provenientes de gestações de baixo riscos do Hospital Santa Lucinda (HSL) e alto riscos obstétricos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) pretendem utilizar como opções de planejamento familiar. Metodologia: trata-se de estudo prospectivo descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde e realizado através de coleta de dados de prontuários médicos e entrevistas direcionadas com 100 puérperas internadas nas Maternidades do HSL e CHS. Resultados: sobre a anticoncepção anterior, 52% das puérperas do baixo risco referiram usar ACO, associado ou não a outro método, enquanto 54% das puérperas do alto risco referiram utilizar tal método. Sobre o anticoncepcional injetável, 24% das puérperas do HSL e 20% das do CHS referiram seu uso. O DIU foi referido por 2% das puérperas do HSL e 4% das puérperas do CHS. Quando questionadas a respeito de sua futura contracepção, 70% das mulheres do HSL e 72% do CHS informaram que o assunto não foi discutido durante seu pré-natal ou até o momento da aplicação do questionário. Entre as mulheres que já haviam um método previsto, independentemente de ter sido discutido com seu médico, a esterilização, o ACO e o anticoncepcional injetável foram as formas com maior intenção de uso. No HSL, os métodos mais intencionados foram ACO (24%), esterilização (22%) e anticoncepcional injetável (11%). No CHS, constatou-se maior intenção pelo uso de esterilização (24%), ACO (18%) e DIU (16%). Observou-se que 77% das puérperas referiram se sentir bem informadas em relação a contracepção, porém foram citadas combinações inadequadas de métodos contraceptivos futuros. Conclusão: embora indicada orientação sobre planejamento familiar durante o pré-natal, o mesmo não ocorreu com a maior parte das puérperas entrevistadas. Nos cenários de estudo, a esterilização, o ACO e o anticoncepcional injetável foram as formas com maior intenção de uso, seguindo tendência nacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.