Perda auditiva neurossensorial

José Jarjura Jorge Junior, Ricardo Hiroshi Murashita Fujiki, Jacqueline Akemi Nishio Juhasz

Resumo


Introdução: Perda progressiva da audição unilateral, que surge de forma insidiosa, inicialmente nas frequências altas, e piora a graus quase imperceptíveis é característica de neoplasia benigna do ângulo pontocerebelar, mais comumente neuromas acústicos. Em cerca de 10% dos casos, a perda auditiva pode ser aguda, aparentemente devida à hemorragia no tumor ou à compressão da vascularização do labirinto. A ressonância magnética contrastada identifica com confiança pequenos neuromas do acústico. Objetivo: O objetivo deste relato de caso é relatar o caso de uma paciente com perda auditiva neurossensorial. Metodologia: Foram utilizados dados de prontuários e imagens de exames complementares para a produção do relato. Relato de caso: Paciente de 52 anos vem encaminhada de outro serviço por queixa de perda auditiva e dificuldade de fala. Foram feitos audiometria tonal e vocal, imitanciometria, BERA/PEATE e também uma ressonância magnética para a análise do caso. Após período de espera de realização dos exames complementares, foi diagnosticado em RM o Schwannoma de acústico e indicado encaminhamento para a neurocirurgia para uma abordadem cirúrgica interdisciplinar com a otorrinolaringologia. Conclusões: Tal caso leva em discussão a importância da perda auditiva neurossensorial que pode ser progressiva e também a importância de realização de exames complementares de maneira mais ágil que pode facilitar com o diagnóstico, melhores condutas e diminuir a ansiedade do paciente.

Palavras-chave


Schwannoma vestibular; neuroma de acústico

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.