Hidrogel com liberação controlada de sinvastatina para regeneração tecidual óssea
Palavras-chave:
hidrogel, Sinvastatina, liberação controlada, viabilidade celularResumo
Atualmente novos materiais como hidrogéis vem sendo amplamente estudados para aplicações como biomateriais, porém pesquisas utilizando hidrogéis para liberação controlada e localizada de fármacos na regeneração tecidual óssea ainda é muito escassa. O material utilizado para o desenvolvimento desse trabalho apresenta características de biocompatibilidade interessantes, como alto grau de intumescimento, citocompatibilidade, características anfóteras aumentando a interação química entre fármacos, sais e até mesmo fitoterápicos, além de apresentar baixo custo de produção. Com este estudo, verificamos o efeito in vitro da liberação controlada de Sinvastatina (SIN) por um hidrogel de acetato de celulose modificado. Para alcançar este objetivo, foi realizado estudos de cinética de liberação da SIN, cultura de osteoblastos mesenquimais de rato no qual foram realizados testes de viabilidade celular e expressão de fosfatase alcalina. Com estes resultados esperamos avançar ainda mais na pesquisa visando uma futura aplicação na terapia tecidual de regeneração óssea.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.