Reconstrução palpebral com retalho de Mustardé
Palavras-chave:
neoplasias cutâneas, retalhos cirúrgicos, reconstrução palpebralResumo
Introdução: Os tumores malignos da pele têm uma elevada incidência em nosso país, devido à exposição solar intensa, principalmente em idosos. São frequentes tumores localizados na região palpebral, correspondendo a 40% dos tumores malígnos da região periorbital, e 90% deles são tumores das pálpebras inferiores. O tipo histológico mais comum é o carcinoma basocelular, seguido do epidermóide, que corresponde a 8-10% dos casos. A cirurgia é o melhor tratamento, muitas vezes com um fechamento primário da região. No entanto, dependendo do tamanho da lesão, pode ser necessária a reconstrução com o auxílio de retalhos. Objetivos: Analisar a técnica de reconstrução da pálpebra inferior com retalho de Mustardé ou de avançamento. Métodos: Foram analisados 4 pacientes com lesão neoplásica pálpebra inferiorl. Os tumores foram confirmados após a exérese com exame histopatológico, sendo dois carcinomas basocelulares (CBC) e dois carcinoma espinocelular (CEC). Os pacientes foram fotografados no pré e no pósoperatório seguindo o mesmo padrão e com a mesma câmera. Todos os pacientes foram encaminhados para o tratamento no Serviço de Cirurgia Plástica da Policlínica de Sorocaba. Em todos os pacientes foi realizada ressecção tumoral seguida de uma reconstrução da região com a técnicas descritas por Mustardé. Resultados: Os quatro apresentaram a cura da neoplasia. E a reconstrução uma ótima funcionalidade e bom resultado estético, e a Conclusão: A técnica de Mustardé foi descrita durante a Segunda Guerra Mundial e até os dias atuais é considerada uma das melhores opções para lesões extensas na pálpebra inferior.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.