Linguagem e memória como forma de poder e resistência

Autores

  • Marília dos Santos Amorim Paris VIII

Palavras-chave:

Entonação, Sentido, Enunciado, Memória, Resposta

Resumo

São examinadas diferentes situações de discurso onde se identificam marcas de transformações históricas da nossa sociedade: na incongruência entre entonação e sentido, na ausência de elo e de sequência na interlocução e na indiferenciação entre posições enunciativas. Tais transformações apontam para uma nova forma de poder designada como totalitária não-autoritária que opera através do apagamento da singularidade do sujeito e da promoção de uma memória indiferente. A abordagem construída para o exame e a interpretação das referidas situações baseia-se na análise dialógica do discurso e na teoria enunciativa, completadas por conceitos da filosofia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília dos Santos Amorim, Paris VIII

Doutora em ci6encias Humanas e Educação,professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris VIII.

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Amorim, M. dos S. (2012). Linguagem e memória como forma de poder e resistência. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 19–37 / Eng. 19. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/11738

Edição

Seção

Artigos