Breve Histórico
Em formato eletrônico, é um periódico bilíngue - português e inglês -, criado em 2008 pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa PUC-SP/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso.
Desde 2019, publica quatro números por ano, constituídos sobretudo de artigos inéditos e resenhas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.
Recebe artigos em fluxo contínuo e para números temáticos.
A partir de 2023, adotou a publicação contínua: seus textos (apresentações, editoriais, artigos e resenhas) são publicados no SciELO na medida em que são aprovados e revisados, sendo distribuídos nos quatro números anuais do periódico, abertos até o fechamento de sua periodicidade. Encerrando-se a periodicidade do número, todos os artigos também são publicados no Portal de Revistas Eletrônicas da PUC-SP. A opção por essa modalidade de publicação é consoante ao empenho de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso em acelerar o processo de comunicação das pesquisas de qualidade e, com isso, contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação.
Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, em 2020, iniciou o seu processo de adesão à Ciência Aberta.
Conformidade com a Ciência Aberta
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso segue o modelo Gold Open Access.
A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.
A adoção de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso à Ciência Aberta compreende:
1) O preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.
Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica.
A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.
Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints; e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso só admite a submissão de artigos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.
2) Gestão transparente dos dados da pesquisa e disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos.
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso encoraja seus autores a disponibilizarem todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.
As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
3) Opções de abertura do processo de peer review que sejam aceitáveis pelos autores e/ou pareceristas.
Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito.
As opções do autor devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação.
Os avaliadores devem informar sobre suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.
Ética na Publicação
Princípios éticos e boas práticas
Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editores, pareceristas e Editores Executivos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
Deveres do Editor:
Decisão de publicação: os editores executivos são responsáveis por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados, guiados pelos pareceres emitidos pelos pareceristas, pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial e Editora Responsável do periódico. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões os editores podem consultar o Conselho Editorial e a Editoria Executiva do Periódico.
Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.
Confidencialidade: o editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e os conselheiros editoriais.
Divulgação e conflitos de interesse: Os editores não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Os editores devem se recusar a avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.
Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Deveres dos Pareceristas:
Contribuição para as decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações com o autor, também pode auxiliar o mesmo na melhora do artigo.
Pontualidade: qualquer avaliador de artigo que não se sinta qualificado para analisar o artigo ou saiba que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente o editor.
Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros.
Padrões de objetividade: os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. Os pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiados em argumentos.
Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores. O parecerista deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
Deveres dos Autores:
Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser apresentados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e, se eles utilizam o trabalho e/ou textos de outros, que isso seja devidamente citado. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem de manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.
Deveres da Equipe Editorial
Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.
Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica.
* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.
Foco e Escopo
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, criada em 2008 pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUC-SP/CNPq e pelo Grupo de Pesquisa/PUC-SP/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, certificado pela PUC-SP, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, com destaque para os estudos dialógicos. Em formato eletrônico, reúne trimestralmente artigos originais e resenhas. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso iniciou, em 2020, o seu processo de adesão a Ciência Aberta. A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.
Este é o único periódico que contempla os estudos bakhtinianos no Brasil e no estrangeiro, de forma específica e em seu diálogo com outras áreas do conhecimento. Os artigos podem ser enviados em português ou inglês, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso é preservada pelo Portal de Revistas Eletrônicas da PUC-SP e utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Fontes de Indexação
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso está incluída em:
- Base
- Crossref
- DOAJ
- Elektronische Zeitschriftenbibliothek
- fatcat!
- J4F
- Latindex
- Libris
- Livre
- MIAR
- Miguilim
- OAJI
- OALIB
- Oasisbr
- Paperity
- RCAAP
- REDIB
- SciELO
- SCISPACE
- scite_
- Scopus
- WorldCat
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
- Título abreviado: Bakhtiniana
- Publicação de: LAEL/PUC-SP (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
- Periodicidade: Trimestral
- Modalidade de publicação: Publicação Contínua
- Ano de criação do periódico: 2008
Websites e Mídias Sociais
- Facebook: https://www.facebook.com/bakhtinianarevista
- Instagram: https://www.instagram.com/bakhtiniana/
- Site da Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso no Portal de Revistas Eletrônicas da PUC-SP
Site do Grupo de Pesquisa PUC-SP/CNPq Linguagem, Identidade e Memória
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
Preprints são textos científicos prontos para a submissão a um periódico que são depositados pelo autor em um servidor público antes ou em paralelo à submissão a uma revista específica.
A pré-publicação proporciona a aceleração da comunicação de resultados de pesquisas, possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.
Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints; e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso só admite a submissão de artigos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.
Processo de avaliação por pares
Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
A avaliação duplo-cega é seguida para todos os artigos, incluindo os preprints.
A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (Documento Suplementar, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação.
Dados abertos
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso encoraja seus autores a disponibilizarem todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.
As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão, SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).
Para mais informações sobre os dados abertos, acesse o Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO.
Para Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa, acesse https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf
Cobrança de Taxas
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento ou publicação dos trabalhos.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, comprometida com a integridade da literatura, publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com:
Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação
Guia para o registro, marcação e publicação de Errata
Guia para o registro e publicação de retratação
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Assim, em conformidade com o COPE,
Editores: não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Devem se recusar a avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.
Pareceristas: devem manter em sigilo informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. Não devem avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
Autor(es): devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo ao final do texto do manuscrito submetido.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso utiliza softwares disponíveis online para verificação de similaridade de conteúdo como política de plágio (especialmente, o Turnitin), com prévia e posterior avaliação técnica da equipe editorial. As autocitações não devem passar de 15% do total de referências utilizadas para evitar que a autorreferenciação seja considerada autoplágio.
Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.
Os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação, de modo a evitar autoplágio. Os textos não podem ser coincidentes, total ou parcialmente.
Uso de recursos de Inteligência Artificial
A inteligência artificial não cumpre os requisitos da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso para autoria de artigos científicos, devido à necessidade de responsabilização. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e os Modelos de Linguagem (LLM) não podem ser creditados como autores em qualquer trabalho acadêmico publicado pela Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso.
Os textos gerados pela IA podem conter vieses, distorções, informações irrelevantes, deturpações e plágio, muitos dos quais são resultado dos algoritmos utilizados em sua geração e dependem, em grande parte, do conteúdo dos materiais utilizados para treiná-la.
A inteligência artificial pode ser empregada pelos autores em situações que não envolvam questões éticas, como a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, a declaração de conflitos de interesse e a gestão de acordos de licenciamento e direitos autorais.
Serão consideradas atividades válidas para a utilização de inteligência artificial:
1- Assistência com o idioma do artigo: Quando a IA é empregada para parafrasear ou aprimorar o conteúdo original do autor, em vez de sugerir novo conteúdo, sua função se assemelha a corretores ortográficos, dicionários e dicionários de sinônimos. Textos inteiramente traduzidos pela inteligência artificial não serão aceitos.
2- Busca de literatura: Modelos de texto generativo podem ser utilizados como assistentes de busca e para identificar literatura relevante. Os requisitos usuais de precisão das citações e minúcia das revisões bibliográficas se aplicam; é necessário atentar para possíveis vieses nas citações sugeridas. Os autores são fundamentais na seleção e análise crítica da pesquisa feita pela IA.
Tais usos devem ser: a) informados no artigo submetido; e, b) o(s) autor(es) deve(m) manter-se responsável(is) pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa, inclusive por qualquer uso de IA.
Ademais, o emprego da IA não deve violar a política de ética de plágio da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. Os manuscritos devem ser de autoria do autor e não devem apresentar ideias, dados, palavras ou outros materiais de terceiros sem citação adequada e referência transparente.
Para mais informações, veja: Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial.
Questões de Sexo e Gênero
Todos os artigos serão avaliados sem levar em consideração características sociais distintivas, como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade e outras, bem como as inclinações políticas dos autores.
Os manuscritos submetidos à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso devem aderir aos princípios estabelecidos na Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orienta a inclusão de informações sobre sexo e gênero desde o planejamento do estudo até a interpretação dos resultados.
De acordo com essa diretriz, é importante usar os termos “sexo” (referindo-se a características biológicas) e “gênero” (formado por influências sociais e culturais) com precisão para evitar ambiguidades.
Além disso, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso segue uma política de equidade de gênero na composição de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Quando um artigo ou pesquisa envolver procedimentos com seres vivos ou dados sensíveis conforme a LGPD, os autores devem incluir uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável pela revisão e aprovação da pesquisa.
Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, o periódico poderá recusar o artigo.
Direitos Autorais
Os autores de artigos publicados por Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
- Responsabilidade do site:
Todo conteúdo de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso está sob Licença Creative Commons CC - By 4.0.
- Responsabilidade do autor:
O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado.
Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Os autores são incentivados a realizar autoarquivamento de seus manuscritos aceitos, divulgando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, plataformas de mídia social acadêmica, em suas próprias redes sociais, contanto que incluam a citação completa à versão do periódico no site.
Patrocinadores e Agências de Fomento
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso recebe os seguintes apoios:
Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.