A prosificação da cultura e o ensaio criativo do século XX: questões sobre um gênero literário

Autores

  • Adriana Iozzi Klein USP
  • Doris Nátia Cavallari USP

Palavras-chave:

Ensaio, Teoria Literária, Gêneros do discurso, Prosificação, Mikhail Bakhtin

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre as teorias sobre o ensaio, gênero híbrido e proteiforme que suscita variadas discussões e tentativas de sistematização, com a teoria de Mikhail Bakhtin, que em seus estudos sobre a prosificação da cultura nos auxilia a compreender as significativas mudanças do gênero ensaístico ocorridas ao longo do século XX.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Iozzi Klein, USP

Adriana Iozzi-Klein possui especialização em Literatura Italiana pela Università degli Studi di Firenze e mestrado e doutorado na área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, é especialista na obra de Italo Calvino, sobre a qual publicou vários trabalhos em âmbito nacional e internacional. Foi docente na Universidade Estadual Paulista (1991-2007) e atualmente é Professora de Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP). Faz parte do corpo editorial de diversas revistas e periódicos científicos e é coeditora executiva da Revista Italianística da Universidade de São Paulo. Atua no âmbito da italianística, das narrativas estrangeiras modernas e contemporâneas, dos estudos comparados e da teoria literária e suas últimas pesquisas estão voltadas para o estudo do ensaio e do hibridismo dos gêneros literários.

 

Doris Nátia Cavallari, USP

Doris Nátia Cavallari é, atualmente, docente de Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é graduada (nas áreas de português-italiano, em  1981) e mestre em Letras pela mesma Faculdade (FFLCH – USP). Suas pesquisas de mestrado (1992),  Doutorado (2000 – FCL – UNESP – Assis) e Livre-docência (2014 - FFLCH – USP) versam sobre as obras do autor abrucês Ignazio Silone.  Realizou pós doutorado junto à Università degli Studi ‘G. D’Annunzio’- Chieti Pescara sobre a Revista Tempo-presente:informazione e discussione, periódico de cultura dirigido por I. Silone e N. Chiaromonte (que compõe um capítulo de sua livre-docência). Além de publicar e pesquisar literatura contemporânea, a professora trabalha sobre as origens da literatura italiana, tendo publicado vários textos sobre Giovanni Boccaccio e também sobre Luigi Pulci.

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Klein, A. I., & Cavallari, D. N. (2015). A prosificação da cultura e o ensaio criativo do século XX: questões sobre um gênero literário. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(1), Port. 104–118 / Eng. 111. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20863

Edição

Seção

Artigos