Um percurso dialógico para a leitura da obra de Rubens Gerchman

Autores

  • Érika Sabino de Macêdo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscila de Souza Chiste Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Arte, Leitura de Imagem, Estética, Dialogismo

Resumo

Este artigo investiga algumas obras do artista plástico Rubens Gerchman, integrantes da exposição “Estética do futebol e outras imagens”, a partir dos conceitos de dialogismo e polifonia postulados pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). Tem como objetivo construir um percurso que relacione tais obras com outras produções artísticas e literárias, tanto de Gerchman quanto de outros artistas. Como abordagem metodológica, utiliza a análise dialógica do discurso, que propõe o diálogo entre diferentes enunciados concretos e a produção de sentidos gerada pela interação entre sujeitos situados social e historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érika Sabino de Macêdo, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Artística, mestre em Estudos Literários, doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo. Fez estágio de doutoramento em Educação na Universidade de Paris 8.

Priscila de Souza Chiste, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada em Arte Visuais e Pedagogia, Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora dos programas de Pós-Graduação Educimat e Profletras do Instituto Federal do Espírito Santo.

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Macêdo, Érika S. de, & Chiste, P. de S. (2016). Um percurso dialógico para a leitura da obra de Rubens Gerchman. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(3), Port. 80–102 / Eng. 82. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22325

Edição

Seção

Artigos