Autoria e responsabilidade enunciativa em diários de leitura

Autores

  • Kalliane Sibelli de Amorim Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Eliete de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Socorro Maia F. Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Diário de leitura, Autoria, Responsabilidade enunciativa

Resumo

Neste artigo, estabelece-se uma relação entre o conceito de autoria trabalhado por Bakhtin e Possenti e o de responsabilidade enunciativa, proposto por Adam. Para aqueles, a inserção de vozes alheias e o distanciamento em relação à linguagem são aspectos característicos de um texto autoral; para este, a responsabilidade enunciativa é uma dimensão constitutiva do enunciado e se relaciona ao agenciamento de vozes e ao uso de marcadores de pontos de vista. Partindo dessa discussão, analisam-se diários de leitura de estudantes de Ensino Médio, observando como eles agenciam outras vozes e utilizam recursos de modalidades para constituir um discurso autoral. Os resultados apontam para a inserção de vozes alheias e utilização de lexemas afetivos, avaliativos e axiológicos nos diários, ora de forma mais elaborada e consciente, ora de forma mais simplória e carente de criticidade, do que se depreende a necessidade de atividades de retextualização para configuração de uma escrita autoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kalliane Sibelli de Amorim Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UERN (2003). Especialista em Leitura e Produção Textual pela UERN (2007) e Mestranda em Estudos do Texto e do Discurso, no Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia (UERN), ofertado pelo Departamento de Letras Estrangeiras.

Maria Eliete de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência de pesquisa em estudos e análises de textos, em produção textual, em gêneros textuais e em ensino.

Maria Socorro Maia F. Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Oliveira, K. S. de A., Queiroz, M. E. de, & Barbosa, M. S. M. F. (2017). Autoria e responsabilidade enunciativa em diários de leitura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(1), Port. 150–168 / Eng. 154. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/27172

Edição

Seção

Artigos