A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores

Palavras-chave:

TDAH, Patologização da educação, Subjetividade, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele passa a assimilar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Bakhtin, de que a autoimagem se constrói em meio ao olhar do outro, conclui-se que a criança pode apresentar sinais de desatenção e hiperatividade (e sintomas de sofrimento) a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fernandes Signor, Hospital Infantil Joana de Gusmão

Pós-doutora, doutora e mestre em Linguística pela UFSC. Fonoaudióloga do Hospital Infantil em Florianópolis. Pesquisadora do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Atualmente realiza pós-doutorado em fonoaudiologia na Curtin University, Perth, WA, Australia.

Ana Paula de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da graduação em fonoaudiologia e da pós-graduação em Linguística da UFSC.

Doutora em Linguística pela Unicamp.

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Signor, R. de C. F., & Santana, A. P. de O. (2020). A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(2), Port. 210–228 / Eng. 221. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/40739

Edição

Seção

Artigos