O USO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO DE DOCENTES

Sabrina Moreira de Souza

Resumo


Este artigo apresenta possibilidades de trabalho com o Ábaco na mediação do ensino da
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, e também contribuições do uso desse
material ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento psíquico dos
educandos. A problemática do estudo insere-se no âmbito da formação do professor, em nível
médio. A metodologia da investigação se assenta nos estudos da Psicologia Histórico Cultural e
na prática de oficina. Os referenciais teóricos nos fornecem respaldo para o entendimento, de
como se efetiva a aquisição dos conceitos científicos pelo educando, possibilitando estabelecer
assim, um paralelo entre a utilização de um material sensorial em sala de aula e a apropriação de
conceitos matemáticos pela criança. Dentre os resultados obtidos pode-se citar a compreensão
por parte das futuras professoras de conceitos teóricos tais como: Aritmética natural e cultural
da criança, compreensão do aspecto histórico do material sensorial, definição de valor
posicional dos números decimais, todos esses conceitos relevantes para a atuação das futuras
profissionais da Educação.


Palavras-chave


Matemática; Material Sensorial; Cognição

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ensino da Matemática em Debate. ISSN ISSN 2358-4122

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional